
Por Alan Barbosa — 13 de março de 2023
As autoridades encerraram nesta segunda-feira (13) as buscas por vítimas de uma fogueira que ocorreram na Comunidade Nova Floresta, na Zona Leste de Manaus, durante uma forte chuva que atingiu a cidade na noite de domingo (12). Oito pessoas morreram, sendo quatro adultos e quatro crianças. Pelo menos nove casas foram atingidas pelas calças.
Os bombeiros realizaram buscas durante a madrugada e encontraram os corpos de uma mãe e sua filha abraçados. A Prefeitura de Manaus ativou o comitê de gestão de crise em função das fortes chuvas que atingiram a cidade no fim de semana e do desmoronamento que ocorreu na noite de domingo.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), aguardava no local para acompanhar os trabalhos de socorro. De acordo com o prefeito, a região onde ocorreu o desmoronamento é de alto risco e há mais 62 áreas nessa mesma situação em Manaus.
O fluxo de combustível casas que ficavam na parte de baixo de um barranco. Segundo a prefeitura, o acumulado de chuva foi de 96 mm nas últimas horas na região em que houve o soterramento. A Secretaria Municipal de Infraestrutura divulgou nota dizendo que as chuvas intensas e concentradas tornam as encostas de Manaus cheias de alegrias.
O aumento repentino no volume de água recebido pelo solo conduzido provoca o encharcamento do talude e a consequência são as vibrações de terra. As autoridades alertam para a importância da população, fique atento aos riscos e siga as recomendações das autoridades em caso de chuvas intensas.